Atenção Básica será ampliada com unidade saúde no Parque Boa Vista‏

Unidade será semelhante ao do Pedro Jerônimo
Secom/Gabriel de Oliveira

A Prefeitura de Itabuna vai iniciar a partir do mês de abril  a construção de mais uma unidade de saúde da família (USF) ampliando a atenção básica para levar atendimento médico e odontológico mais perto dos moradores dos bairros Parque Boa Vista e Parque Verde. Atualmente eles têm que se deslocar até a Unidade Básica de Saúde Alberto  Teixeira Barreto, no Califórnia.

Na obra serão investidos recursos da ordem de R$ 407.376,79 assegurados por meio de emendas ao Orçamento Geral da União pelo deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) e pelo ex-deputado federal Oziel Oliveira. A unidade da família será construída seguindo padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A USF será edificada numa área de 700 metros quadrados na Rua 27, no bairro Parque Boa Vista. A área total construída será de 286 metros quadrados. A obra será executada pela Statuss Construtora e Serviços, que venceu a licitação, na modalidade tomada de preço, executada pela Secretaria Municipal de Saúde. O prazo para conclusão da obra será de nove meses.

De acordo o projeto, a unidade de saúde da família contará com três consultórios, sendo um odontológico e um simples. O outro consultório médico será diferenciado, com banheiro em anexo. A unidade terá ainda sala de recepção, outros quatros conjuntos sanitários para servidores e pacientes, salas de curativos, vacinação, observação e coleta de material dos pacientes, copa, almoxarifado, gerência, sala de estocagem de medicamentos e área para descarte de lixo.

A diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Pinheiro, explica que a execução da obra possibilitará a ampliação da cobertura de equipes da saúde da família. Ela afirma que ampliação ao acesso à atenção básica de saúde, que é porta de entrada para quase todos os serviços ofertados pela rede pública, sempre foi uma das principais preocupações da administração do prefeito  Claudevane Leite, que executou a reforma e ampliação de várias unidades básicas de saúde.

Os investimentos na atenção básica fazem parte do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), em execução desde 2013 e possibilitaram obras em unidades de saúde em bairros como Califórnia, Santo Antônio, Lomanto, Nova Itabuna, Conceição, Santa Inês, Fátima, Manoel Leão, Novo São Caetano Urbis IV, Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo e Nova Ferradas,  além da Vila Itamaracá.

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, destaca que nos últimos anos o município tem investido mais recursos próprios para ampliar e melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde. Foram implantados novos espaços para o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), o Centro de Prevenção em Oncologia (Cepron), a Coordenação da Assistência Farmacêutica e Farmácia da Saúde Mental, Centro de Referência à Saúde do Idoso, Hipertensão e Diabetes/Programa de Saúde do Idoso (Prosi/Hiperdia) e o Cerdofi (Centro de Referência em Doença Falciforme de Itabuna. 

“Além disso, a Prefeitura  tem investido 19% na saúde, muito acima dos 15% constitucionalmente previstos. Foram muitos investimentos que fizemos para assegurar atendimento gratuito de qualidade para a nossa população. E vamos continuar investindo”, afirmou.